Umuarama abre pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho

Curso visa capacitar para atuação, conforme Normas Regulamentares do Ministério do Trabalho

Interessados já podem se inscrever. Curso disponibiliza trinta vagas

A Universidade Paranaense – Unipar segue com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação 2012, com opções em todas as áreas do conhecimento. Na Unidade de Umuarama, engenheiros, arquitetos e agrônomos podem optar pela especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho e aperfeiçoar seus conhecimentos para o exercício do dia a dia da profissão.

Coordenada pelo professor Everlei Câmara, a especialização disponibiliza trinta vagas e tem por objetivo qualificar profissionais para atuarem na segurança e higiene do trabalho, conforme recomenda as Normas Regulamentares do Ministério do Trabalho e outras organizações. Também visa promover conhecimentos e reflexões sobre as condições técnicas de segurança e higiene no trabalho, avaliar e controlar os riscos à integridade física e psicológica dos trabalhadores em suas atividades laborais e identificar agentes que possam agredir os ambientes de trabalho.

O coordenador recomenda o curso e explica que o Ministério do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho apresentam normas sobre segurança e saúde dos trabalhadores. “Considerando a relevância do tema e a necessidade de especializar profissionais para atuarem nas empresas de Umuarama e região, o curso é um passo importante para que a segurança dos trabalhadores seja realizada dentro das normas e legislação vigentes, acompanhada por profissionais devidamente qualificados para esta importante função junto às empresas”, afirma.

Para Câmara, cursar a especialização é criar uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho que é restrita a essa formação e que por força de exigências legais as empresas necessitam contratar. “Ao terminar o curso, o profissional recebe o título de Engenheiro de Segurança no Trabalho e poderá atuar como autônomo, ser contratado por empresas privadas, ou ainda prestar concursos públicos que exigem tal formação”.

O corpo docente altamente qualificado e grade curricular voltada às necessidades do mercado fortificam ainda mais a especialização. As aulas serão realizadas em regime quinzenal, às sextas-feiras e aos sábados. As inscrições seguem até dezoito de março de 2012. Ex-alunos da Instituição podem recorrer ao programa de fidelização da Unipar para conseguir descontos na mensalidade. Mais informações no site da pós-graduação ou pelo telefone (44) 3621-2816.